Entenda como cancelar um protesto

09/03/2021

O cancelamento sempre foi considerado uma das etapas mais burocráticas do processo, e agora passa a ser tão ágil e fácil quanto apresentar um título a protesto.

Os clientes do protesto via banco já podem solicitar o cancelamento do protesto pela internet. O serviço permite envio das cartas de anuência de forma gratuita, rápida e segura. Basta possuir certificado digital ICP-Brasil.

Entenda quando é necessário solicitar o cancelamento do protesto:

A dívida foi paga dentro do prazo adicional de 3 dias.

Quando uma dívida é encaminhada para protesto o devedor recebe um boleto com prazo de três dias úteis para a quitação da dívida, pagando neste prazo ele resolve a sua situação e não chega a ser protestado, nestes casos não é necessário solicitar o cancelamento do protesto, uma vez que o pagamento do boleto entregue junto com a notificação impede o início do protesto.


Caso o devedor não efetue o pagamento dentro do prazo de 3 dias.

1 - Autorizar o cancelamento do protesto
Caso não efetue o pagamento dentro do prazo o devedor é protestado, e deverá quitar a dívida diretamente com o credor - não mais com o cartório.

Por isso, após o recebimento da dívida ainda é necessário que o credor informe o cartório sobre a quitação do débito, para que seja possível cancelar o Protesto. Isso pode ser feito online utilizando o certificado digital da empresa. Confira o passo a passo abaixo;


2- Quitar as despesas de Cartório

Por fim, que o devedor realize o pagamento dos emolumentos, que são os custos do cartório, para que o protesto seja cancelado. O boleto bancário para esse pagamento será gerado automaticamente, na mesma tela que autoriza o cancelamento do Protesto.