Madamentos da Cobrança de Dívida em Cartório

09/03/2021

Cobrar uma dívida exige cuidados para que o prejuízo financeiro, ou de relacionamento com o cliente, não se torne ainda maior.

Para auxiliar você a ser mais eficiente na cobrança de dívidas em cartório, preparamos este material com dicas para melhorar a performance da suas cobranças, baseadas no relatório de fechamento de 2020.

NºI - Cobrarás a dívida o quanto antes

Nossa primeira dica responde a principal dúvida de todas: qual o momento ideal para protestar uma dívida? E a resposta é: o mais rápido possível! Mais da metade das dívidas recuperadas foram enviadas a protesto no máximo 15 dias após a data da inadimplência do cliente. Os números de 2020 não mentem: quanto antes a dívida for cobrada, maiores as chances dela ser paga.

Em números: títulos vencidos até 15 dias são os mais recuperados via protesto

Para O Site

Do total de títulos recuperados em 3 dias úteis, 91% foram enviados para cobrança em cartório no máximo 15 dias após o vencimento. São dívidas que ainda estão ”frescas” na memória do devedor.

NºII - Conhecerás as faixas de valores que mais valem a pena cobrar

Tão importante quanto saber o momento certo para cobrar uma dívida é entender quais valores têm mais chances de serem recuperados. Com essa informação, você pode fazer melhores projeções e focar seus esforços para ter mais sucesso nas cobranças.

Em números: dívidas entre R$ 200 e R$ 2.000 são as mais recuperadas

De todos os títulos pagos no primeiro trimestre, a faixa de valor com maior taxa de recuperação ficou entre R$ 500 e R$ 2.000, seguida pela faixa imediatamente abaixo, que vai de R$ 200 a R$ 500 reais.

Protesto Por Faixa De Valores

NºIII - Manterás o cadastro dos seus clientes sempre atualizado

Manter as informações cadastrais do seu cliente sempre atualizadas é uma medida que torna suas cobranças mais efetivas. Com isso, você garante que a intimação seja entregue e o devedor fique sabendo da dívida podendo, desta forma, aproveitar os 3 dias úteis adicionais de prazo para pagá-la.

NºIV - Não brigarás com seu cliente devedor

Atender bem quem lhe deve é uma forma de estimular a quitação da dívidae, até mesmo, recuperar o cliente para o seu negócio.
Para que sua empresa tenha eficiência na cobrança é importante ter políticas claras, comunicá-las de forma transparente aos clientes e executar ações rigorosamente nos prazos planejados.

Em resumo, uma palavra deve traduzir sua política de relacionamento com clientes inadimplentes: negociação!

NºV - Não aguardarás a dívida fazer aniversário para cobrá-la em cartório

Mais um ótimo motivo para não esperar muito e enviar um título a protesto: dívidas com até um ano de atraso têm custo zero para quem está cobrando. Neste caso, as despesas de cartório são pagas inteiramente pelo devedor, após o pagamento da dívida.

Mais um ótimo motivo para não esperar muito e enviar um título a protesto: dívidas com até um ano de atraso têm custo zero para quem está cobrando. Neste caso, as despesas de cartório são pagas inteiramente pelo devedor, após o pagamento da dívida.

Os Cartórios de Protesto estão sempre trazendo inovação e a força da lei para apoiar os seus negócios. Esperamos que esse material seja útil para tornar suas cobranças ainda mais efetivas. Se você tiver alguma dúvida, entre em contato conosco pelos nossos canais de comunicação:

contato@protestors.com.br
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